O tipo de cordas que você usa, afeta tanto o som como a
capacidade de execução fluente da guitarra ou violão. Tanto as guitarras quanto
os violões elétricos usam cordas de aço. Para melhores resultados, você deve
usar cordas submetidas a “enrolamentos” de bronze, latão, ou outras ligas. O
bronze produz um som mais claro, com timbre parecido ao de um sino. O calibre,
ou espessura, de uma corda também é muito importante. As cordas mais leves são
mais fáceis de tocar e de flexionar em bendings,
mas dão menos volume e desafinam mais.
10 abril 2013
19 março 2013
Como escolher uma guitarra ou violão
Para seu
primeiro violão ou guitarra, é mais seguro ir a uma loja de instrumentos
musicais conhecida, que comprar de segunda mão. Há violões e guitarras de todos
os preços. O mais sensato é você comprar o melhor modelo que puder. Lembre,
porém, que é comum achar um instrumento barato, mas difícil de tocar. Isso pode
tirar a sua motivação para aprender e praticar. Veja abaixo alguns conselhos
básicos para a hora da compra.
Verifique
se o braço da guitarra ou do violão não está empenado. Segure a guitarra ou
violão como se fosse um rifle e alinhe seu olho com a linha do braço. Você
deverá ver uma linha reta, se houver qualquer dobra ou flexão, a afinação do
instrumento é ruim. Se o braço do instrumento estiver empenado ou arqueado, o
violão ou guitarra desafinará em certas notas. Nos casos mais graves, é quase
impossível tocar.
Veja bem a
“ação” da guitarra ou do violão, ou seja, verifique a distancia entre o alto do
12º traste e a parte de baixo de cada corda. Se ela for superior a 3 mm, será
mais difícil apertar as notas ou prender os acordes.
Gire com
cuidado as tarraxas – os seis cravos de afinação das cordas que ficam na ponta
do braço. Se elas estiverem muito frouxas, a guitarra ou o violão, poderá ter
dificuldade em manter a afinação.
11 março 2013
As cordas no violão
Antigamente as cordas eram feitas de tripa de animais, atualmente são feitas de metal ou nylon, as de nylon geralmente são utilizadas em violões clássico e flamenco. As cordas de metal amarelo e as de nylon não funcionam em guitarras.
Nos violões de 12 cordas elas são afinadas em pares de oitavas.
Tensão
O excesso de tensão pode arrebentar as cordas e até empenar o braço do seu instrumento, por isso afine sempre o violão pelo diapasão, pois a tensão máxima aceita pela maioria dos violões é um tom acima do diapasão.
Mantenha as cordas limpas evitando a perda de elasticidade, o desgaste e a ferrugem causada pelo suor dos dedos que prejudicam o tom e contribui para a diminuição do tempo de utilização das cordas.
As técnicas de toque pesado contribuem para o encurtamento do tempo normal de duração das cordas também.
Instalação das Cordas
Esticar com os dedos as cordas após a afinação, é uma técnica para evitar que as cordas tenham que ser afinadas várias vezes.
Ao instalar as cordas tome cuidado para não dobra-las, isto é muito comum acontecer. Soltar as cordas por igual, para evitar envergar o braço; o correto é soltar uma volta para cada tarraxa.
Evite o uso de cordas de aço em violões clássicos, alguns violões são projetados para cordas de náilon, e quando utilizamos cordas de aço nestes violões corremos o risco de empenamento do braço.
Quando o instrumento não for utilizado por um longo período é aconselhável que as cordas sejam afrouxadas.
Mantenha o violão longe do seu rosto e do rosto de outras pessoas enquanto o afina, as cordas quando arrebentam podem causar ferimentos.
Nos violões de 12 cordas elas são afinadas em pares de oitavas.
Tensão
O excesso de tensão pode arrebentar as cordas e até empenar o braço do seu instrumento, por isso afine sempre o violão pelo diapasão, pois a tensão máxima aceita pela maioria dos violões é um tom acima do diapasão.
Mantenha as cordas limpas evitando a perda de elasticidade, o desgaste e a ferrugem causada pelo suor dos dedos que prejudicam o tom e contribui para a diminuição do tempo de utilização das cordas.
As técnicas de toque pesado contribuem para o encurtamento do tempo normal de duração das cordas também.
Instalação das Cordas
Esticar com os dedos as cordas após a afinação, é uma técnica para evitar que as cordas tenham que ser afinadas várias vezes.
Ao instalar as cordas tome cuidado para não dobra-las, isto é muito comum acontecer. Soltar as cordas por igual, para evitar envergar o braço; o correto é soltar uma volta para cada tarraxa.
Evite o uso de cordas de aço em violões clássicos, alguns violões são projetados para cordas de náilon, e quando utilizamos cordas de aço nestes violões corremos o risco de empenamento do braço.
Quando o instrumento não for utilizado por um longo período é aconselhável que as cordas sejam afrouxadas.
Mantenha o violão longe do seu rosto e do rosto de outras pessoas enquanto o afina, as cordas quando arrebentam podem causar ferimentos.
20 fevereiro 2013
A técnica do fingerpicking
Quem deseja se aprofundar no estudo do violão folk americano
deve se dedicar a uma análise mais detalhada do fingerpicking. Este estilo nasceu e se desenvolveu com o blues.
Entre as décadas de 20 e 30 o fingerpicking
foi adotado por músicos brancos e se tornou, uma das técnicas fundamentais do
violão country americano.
Fingerpicking, literalmente significa “beliscar
com os dedos”, entendendo-se, com esta expressão, a técnica de dedilhar cada
corda com determinados dedos da mão direita; ele se contrapõe ao strumming, em que as cordas são tocadas
todas juntas, com movimentos do alto para baixo (ou vice-versa) de toda a mão,
e com eventual auxílio de uma palheta comum. Com o fingerpicking, o violão pode desempenhar ao mesmo tempo a parte de
instrumento solista e a de acompanhamento. As notas graves, tocadas com o
polegar, constituem, de fato, uma sólida base rítmica sobre a qual é possível
desenvolver a melodia, que se desenrola sobre as cordas dedilhadas.
05 fevereiro 2013
Manutenção de cordas e escala do instrumento
Enxugar as cordas e a escala do violão é a primeira condição
para conservá-las em perfeito estado. Mas, antes disso, lembre-se de tocar com
as mãos limpas para que não fiquem no violão, resíduos de sujeira ou mesmo de
gordura, e sim apenas a umidade natural das mãos. Quando tiver terminado de
tocar, esfregue vigorosamente um pano seco sobre as cordas, desde o cavalete
até a pestana (capotraste). Enxugue também a parte de trás do braço do violão.
E todo o instrumento deve ser limpo com um pano seco. Principalmente para os
principiantes há posições (as mais fáceis) que são utilizadas com mais
frequência do que outras, e se descuidarem da limpeza, vão notar que na escala,
nas cordas e na parte de trás do braço do instrumento irão se acumular resíduos.
Quem primeiro se ressente disso são as cordas, que se oxidam e envelhecem antes
do tempo. Manter as cordas limpas significar ter de trocá-las com menos
frequência.
28 janeiro 2013
Diferentes maneiras de tocar violão
Existem maneiras diferentes de tocar o violão, onde temos:
Violão Cifrado: O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo.
Violão Solado: Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.
Violão Cifrado: O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo.
Violão Solado: Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.
15 janeiro 2013
Estudando com o metrônomo
O andamento de uma música é a velocidade com a qual a mesma
deve ser tocada. A indicação do andamento pode ser feita, na partitura, com
sinais – geralmente escritos em italiano – que se referem à graduação existente
na haste do metrônomo. Atualmente existem vários tipos de aparelhos que
auxiliam o músico, não só para determinar a pulsação correta de uma música, mas
também para ajudar na manutenção do ritmo constante necessário em gravações,
estudos e apresentações.
Algumas das indicações de andamentos são:
Largo e Adágio – Andamentos lentos
Andante e Moderato – Andamentos moderados
Vivace e Presto - Andamentos rápidos
Vivace e Presto - Andamentos rápidos
Observação: as indicações aparecem na parte superior
esquerda da partitura.
03 janeiro 2013
Enarmonía e acordes consonantes
Os acordes consonantes são formados pelo primeiro, terceiro e quinto graus da escala do próprio acorde. No violão ou na guitarra, cada traste que você caminha para frente, em direção a boca do violão, estará acrescentando ou subindo meio tom. A mesma coisa acontece no sentido contrário. Cada traste que caminha para baixo, em direção as tarraxas do violão ou da guitarra, estará diminuindo ou descendo meio tom. Esses meios tons, que estão entre os tons, as vezes são chamados de sustenidos (meio tom acima) e outras vezes de bemóis (meio tom abaixo). Sendo assim, verificamos que meio tom acima de uma tonalidade e o mesmo que meio tom abaixo da tonalidade seguinte. Por exemplo: Fá sustenido e o mesmo que Sol bemol. Quando notas ou acordes com nomes diferentes possuem o mesmo som, isto é chamado de enarmonia.
Existem dois casos que temos o nome de tons inteiros, mas que na prática possuem a distância de meio tom. São de Mi para Fá e de Sí para Dó. Dependendo da tonalidade, utilizamos um ou outro.
24 novembro 2012
Acordes sus e add
Os acordes muitas vezes são construidos tomando cada outra nota da escala maior. Por exemplo se voce constroí um acorde de três notas tomando cada outra nota da escala maior de C (C - D - E - F - G - A - B) , voce possui C - E - G (um acorde de C maior). As notas individuais que formam o acorde são rotuladas segundo os seus graus da escala: C é "1" (ou tônica raiz do acorde) ; E é "3" (ou terça do acorde); e G é "5" (ou quinta nota do acorde).
Em acordes sus, você substitui a terça do acorde com o quarto grau, como em sus4 ou as vezes com o segundo, como em sus2. O som resultante é incompleto ou não resolvido, mas acaba criando um som interessante, que não é nem maior nem menor.
Um acorde add é simplesmente um acorde básico (assim como um acorde maior natural) ao qual voce adiciona uma nota extra. Por exemplo: se voce pegar um acorde C e adicionar uma nota D a ele, você terá um acorde (notas: C - D - E - G) Cadd2. Este acorde é diferente do Csus2, o qual não possui E (Em seu lugar entra a nota D).
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06 novembro 2012
Intervalos e formação de acordes
Como já mencionado em lições anteriores, intervalo é a distância que separa duas notas musicais. Os intervalos recebem denominações diversas, como abaixo especificado na seguinte ordem:
Nome do intervalo
Distâncias
Exemplo
Distâncias
Exemplo
Segunda menor
1/2 tom (1 traste)
C para Db
Segunda maior
1 tom (2 trastes)
C para D
Terça menor
1 1/2 tons (3 trastes)
C para Eb
Terça maior
2 tons (4 trastes)
C para E
Quarta perfeita (ou justa)
2 1/2 tons (5 trastes)
C para F
Quarta aumentada ou Quinta diminuta
3 tons (6 trastes)
C para F#
Quinta perfeita (ou justa)
3 1/2 tons (7 trastes)
C para G
Quinta aumentada ou Sexta menor
4 tons (8 trastes)
C para G#
Sexta maior ou Sétima diminuta
4 1/2 tons (9 trastes)
C para A
Sétima menor
5 tons (10 trastes)
C para Bb
Sétima maior
5 1/2 tons (11 trastes)
C para B
Oitava
6 tons (12 trastes)
C para C
Usamos também as seguintes abreviaturas:
M = maior
m = menor
J = justa (perfeita)
+ ou Aum = aumentada
o = diminuta
Agora é mais fácil entender. Com 5 regrinhas básicas é possível formar os principais acordes, ou seja, aqueles com os quais você deve ser capaz de harmonizar a grande maioria das melodias. Os acordes principais são formados por tríades, ou seja, três notas encontradas na escala a que o mesmo pertence e, a posição relativa destas notas é sempre a mesma, qualquer que seja a escala em questão. Vamos as regras explicadas na seguinte ordem:
Acorde
Notas que Compõem
Exemplo
Acorde
Notas que Compõem
Exemplo
Acorde
Maior
I + IIIM + VJ
C + E + G
C
Menor
I + IIIm + VJ
C + Eb + G
Cm
Aumentado
I + IIIM + VAum
C + E + G#
CAum (C5+)
Diminuto
I + IIIm + VO
C + Eb + Gb
CO
Sétimo
I + IIIM + VJ + VIIm
C + E + G + Bb
C7
Agora basta aplicar esta seqüência de regras à qualquer uma das escalas e montar os acordes correspondentes.
02 outubro 2012
Os violões fabricados no Brasil
O Brasil já possui longa tradição na fabricação de violões (guitarra acústica). Os interessados em adquirir um bom violão não necessitam recorrer a marcas estrangeiras. Pelo contrário, dada a qualidade dos violões nacionais, o Brasil vem exportando atualmente cerca de 1/4 de sua produção para os mais exigentes mercados europeus.
Entre nós, a fabricação do violão se dá, sobretudo em moldes artesanais. Noventa por cento de um violão é feito manualmente. Apenas a serragem da madeira é executada por máquinas especializadas. E aqui são produzidos os mais variados modelos, que atendem a todos os gostos e bolsos. Desde os mais simples violões, destinado aos estudantes, até os mais sofisticados, procurados pelos violonistas profissionais e concertistas, construídos com materiais de excelente qualidade e submetidos a rigorosos testes especiais.
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23 setembro 2012
Postura - Como segurar o violão
Para o violão popular não há uma posição padrão como há no violão clássico. Sentado o violonista apóia o violão sobre a perna esquerda, que devera estar apoiada em banquinho de mais ou menos vinte centímetros. O dedo polegar da mão esquerda deve permanecer sempre que possível no centro posterior do braço do violão.
Mas devemos observar algumas coisas necessárias a um melhor desempenho futuro. Se por acaso você quiser tocar de pé, será necessário que você adquira uma correia, que você poderá comprar em qualquer casa de venda de instrumentos musicais, esta correia deve ser bem larga para evitar que tenhamos dificuldades em permanecer durante um tempo muito longo com o instrumento pendurado devido a dores no ombro.
Segure o instrumento de forma que sua coluna permaneça reta, ou seja, evite curvar-se para ver as casas no braço do violão, e se você ainda vai realizar compra de um violão, observe que em alguns violões os botões ficam na parte superior do braço justamente para que você localize as casas sem ter que olhar diretamente para as casas. Quando tocar sentado evite se apoiar sob o violão, permaneça com a coluna reta sempre evitando olhar para o braço do violão.
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24 agosto 2012
Violão e Guitarra - As técnicas mais utilizadas
•Slide
E|--------------------
B|--------------------
G|------------7------
D|-----5-7/9---9----
A|-3/5---------------
E|--------------------
•Bend
•Pre-Bend
•Release
•Ligado
•Vibrato
•Tapping
O slide consiste, basicamente, em tocar uma nota e "escorregar" o dedo para outra(s) casa(s)/nota(s).
Exemplo
E|--------------------
B|--------------------
G|------------7------
D|-----5-7/9---9----
A|-3/5---------------
E|--------------------
•Bend
Consiste
em tocar uma nota e move-la (a corda,para cima ou para baixo)junto ao
braço fazendo com que a nota suba para uma região mais alta(agúda),
transformando-a em outra nota. O bend pode ser de 1/4 de tom, 1/2 tom, 1
tom, 1 tom e 1/2, 2 tons, 2 tons e 1/2 ou 3 tons.
Nas cordas agudas puxa-se a corda pra cima, nas graves para baixo.
Nas cordas agudas puxa-se a corda pra cima, nas graves para baixo.
Exemplo
E|--------------------
B|--------------------
G|-----5b----5b-------
D|--5b----5b----7-----
A|--------------------
E|--------------------
B|--------------------
G|-----5b----5b-------
D|--5b----5b----7-----
A|--------------------
E|--------------------
Neste caso o "b" representa um bend de 1/2 tom, a nota do(C) da casa 5 ao sofrer o bend soou como um do(C#) sustenido.
•Pre-Bend
Consiste
em puxar uma nota para alcançar o som que se queira e após isso
executar a nota, a diferença do pre-bend pro bend e que no bend primeiro
você toca a nota do traste que esta marcando e depois ergue a corda e
no pre-bend você primeiro ergue a corda e depois toca, omitindo a nota
de origem. Tambem vai de 1/4 de tom a 3 tons.
Exemplo
E|--------------------
B|--------------------
G|-----b5----b5-------
D|--b5----b5----7-----
A|--------------------
E|--------------------
B|--------------------
G|-----b5----b5-------
D|--b5----b5----7-----
A|--------------------
E|--------------------
Neste caso, um pre-bend de 1/2 tom, a nota de origem, o do(C), nao soa, apenas o do(C#) sustenido.
•Release
Consiste em "baixar" a corda apos um bend ou de um pre-bend.
Exemplo
E|--------------------
B|--------------------
G|--------5br5--------
D|--5br5--------7-----
A|--------------------
E|--------------------
B|--------------------
G|--------5br5--------
D|--5br5--------7-----
A|--------------------
E|--------------------
•Ligado
O
ligado nada mais e do que tocar uma e "martelar" uma casa mais agúda,
ou "desmarcar" a nota que foi tocada para uma outra casa mais grave
soar. Esse recurso e muito utilizado para licks velozes, pois dispensa o
uso de palheta.
O ligado ascendente quando você "martela" uma casa mais agúda também e chamado de hammer on.
O liga descendente quando você "desmarca" a nota atual para soar uma mais grave também e chamado de pull off.
Exemplo
E|--------------------
B|--------------------
G|--------5h7p5-------
D|--5h7p5-------7-----
A|--------------------
E|--------------------
B|--------------------
G|--------5h7p5-------
D|--5h7p5-------7-----
A|--------------------
E|--------------------
•Vibrato
Consiste em fazer leves bends para baixo e para cima em sequencia.
Exemplo
E|--------------------
B|--------------------
G|--------5~~~~-------
D|--5~~~~-------7-----
A|--------------------
E|--------------------
B|--------------------
G|--------5~~~~-------
D|--5~~~~-------7-----
A|--------------------
E|--------------------
•Tapping
É
usar um dos lados da palheta(o que lhe for mais confortável, ou o
próprio dedo) para "martelar" uma casa(nota). Esse recurso é usado para
alcançar rapidamente regiões mais agudas do braço do instrumento.
Exemplo
E|--------------------
B|--------------------
G|--------5-t17-------
D|--5-t17------7------
A|--------------------
E|--------------------
B|--------------------
G|--------5-t17-------
D|--5-t17------7------
A|--------------------
E|--------------------
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20 julho 2012
Violão e Guitarra - Estudando e praticando escalas
Escala nada mais é
que uma sequencia de notas sucessivas, separadas por tons e semitons.
Dependendo da forma que estão organizados estes intervalos, nós obteremos um
modo maior ou menor.
Em geral
precisamos das escalas para fazer um solo enquanto alguém em outro violão,
guitarra ou qualquer instrumento harmônico faz ao mesmo tempo uma base, a
harmonia. É possível ainda solar fazendo
junto a harmonia, o que dificulta um pouco mais a execução. É possível também
solar e sugerir a harmonia apenas através do solo o que já é bem mais avançado.
Mas o início de tudo é o estudo das escalas das quais a inicial tomaremos com
dó maior. Lembra-se daquele som: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Pois é, essa
aí é a escala que vamos começar a treinar. Existem duas questões básicas neste estudo que
são:
1) A execução da escala, ou seja saber o desenho dos dedos
no braço do violão ou da guitarra (que é um exercício físico e exige muita
repetição)
2) O uso da escala, ou seja saber em que casos ou
circunstâncias aquela escala deve ser usada (que é um exercício mental, precisa
ser decifrado pelo menos uma vez).
A Escala Maior é uma escala heptadiatônica.
· Hepta - Pois possui 7 notas
· Diatônica - Pois é uma sucessão de semitons.
· Portanto os intervalos da escala maior são:
Tônica
2° maior
3° maior
4° justa
5° justa
6° maior
7° maior
É comum também o uso da 8° justa, que nada mais é a
repetição da tônica.
Entre os graus III e IV, VII e VIII (3°M e 4°J / 7°M e 8°J respectivamente)
o intervalo é de um semitom. Entre os demais graus (ou notas) o intervalo é de
um tom.
Ex.:
Escala Maior C (dó)
DO – RE – MI – FA – SOL – LA – SI – DO
T___2M_3M__4J___5J__6M__7M__8J
I___II__III__IV___V___VI__VII__VIII
Reparem nos semitons entre III/IV e VII/VIII. (MI e FÁ - SI
e DÓ)
Para entender melhor...
Tônica é a nota que dá nome e tom à escala.
Tons: Os tons são as próprias notas musicais.
Para facilitar quando, falarmos em acordes ou tons, usaremos
o modo de grafia de notas dos países anglo-germânicas, onde são utilizadas
letras do alfabeto:
C - Dó
D - Ré
E - Mi
F - Fá
G - Sol
A - Lá
B - Si
Então Escala de C = Escala Maior de Dó ou Escala de Dó Maior
Outras notações;
T - Tônica
2°M - segunda maior
4°J - quarta justa
Outro exemplo:
Escala Maior de Sol (G)
SOL – LA – SI – DO – RE – MI – FA# - SOL
T___2M_3M__4J___5J__6M__7M__8J
Dicas:
*Diga sempre os nomes das notas e o seu intervalo enquanto
você digita a escala
*Faça essas digitações em todos os outros tons, pois o
"desenho" (shape) da escala é o mesmo, assim como os intervalos.
*Lembre-se que na mão direita o movimento é alternado em
cada nota tocada (indicador, médio, indicador, médio).
Escalas Maiores:
A- lá si dó# re mi fá# sol# lá
B- si dó# ré# mi fá# sol# lá# si
D- ré mi fá# sol lá si dó# ré
E- mi fá# sol# lá si dó# ré# mi
F- fá sol lá sib dó ré mi fá
A escala diatônica é uma escala com sete notas, e obviamente
sete shapes. É a escala mãe de todas outras escalas, pois qualquer escala que
você pensar teve origem através da diatônica.
Na diatônica possuímos a escala maior e menor e seus
respectivos intervalos são os seguintes:
Diatônica Maior: T 2M 3M 4J 5J 6M 7
Diatônica Menor: T 2M 3m 4J 5J 6M 7
Agora veremos estas escalas nas tonalidades, faremos em Dó Maior e Lá Menor, que
são escalas relativas:
Diatônica de Dó Maior: C D E F G A B
Diatônica de Lá Menor: A B C D E F G
Escalas Relativas: Este assunto já foi explicado em artigos
anteriores neste blog, devido a isso, farei apenas uma explicação resumida
sobre o assunto, Percebam nas escalas mostradas acima: se na escala maior pegarmos
o sexto grau e consideramos como primeiro, teremos as notas da escala menor,
começando por Lá (A) e seguindo a sequencia, a partir do terceiro grau, teremos
todos os intervalos da escala maior. Concluímos com isso que a relativa menor
está no sexto grau da escala maior, e a relativa maior está no terceiro grau da
menor...
Exemplos de escalas relativas:
C - Am
G - Em
Bm - D
Gm - Bb
Temos logo abaixo, os shapes (modelos) das escalas
diatônicas menor e maior, as notas em vermelho são as tônicas dos shapes e é
por elas que você deve começar a praticar as escalas, os modelos estão em Lá Menor e Dó Maior, que
são relativas, reparem bem que os shapes são exatamente os mesmos, as mesmas
notas, na mesma região só mudando a nota tônica...
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As notas no braço do instrumento
Neste gráfico que representa o braço do violão ou da guitarra é possivel visualizar a localização de todas as notas naturais em suas respectivas casas. É importante lembrar, para o aluno iniciante, que os números colocados abaixo representam as casas onde estão localizadas as notas, sendo o zero (0) a representação da corda solta. Para entender com clareza o gráfico, devemos levar em conta, que a visualização é invertida como no padrão internacional, sendo portanto a sexta corda a primeira linha de baixo para cima.
25 junho 2012
Curiosidades na história do violão
No Brasil, quando falamos a palavra guitarra, estamos nos referindo a um instrumento elétrico chamado guitarra elétrica, isto porque os portugueses que introduziram esse instrumento no Brasil possuem um instrumento que se assemelha muito ao violão e que equivale á nossa “Viola Caipira”.
Os portugueses possuem um instrumento que possui as mesmas formas e características do violão, sendo apenas pouco menor, denominado de viola portuguesa, quando os portugueses viram a guitarra espanhola, que era igual a sua viola (apenas um pouco maior), colocaram o nome do instrumento no aumentativo, de viola para violão.
Os portugueses possuem um instrumento que possui as mesmas formas e características do violão, sendo apenas pouco menor, denominado de viola portuguesa, quando os portugueses viram a guitarra espanhola, que era igual a sua viola (apenas um pouco maior), colocaram o nome do instrumento no aumentativo, de viola para violão.
20 junho 2012
Técnica da mão esquerda para violão e guitarra
O polegar da mão esquerda serve de apoio, ficando atrás do braço do instrumento. Você deve ter o cuidado de não encostar a palma da mão na parte de trás do instrumento. Observe que a posição correta é apoiar o polegar na parte de trás do braço e manter a ponta dos dedos pressionando as cordas.
Os dedos da mão esquerda devem pressionar as cordas no meio da casa ou próximo ao traste que estiver na frente do dedo. É importante lembrar que nunca devemos prender uma corda com o dedo em cima do traste.
O Violão (Guitarra Acústica)
Sua origem é provavelmente asiática. Chegou á Europa no século IX e ali se firmou definitivamente. Na Espanha tornou-se o instrumento mais tocado pelo povo, enquanto nas cortes só se fixou a partir do século XVI. Entre os séculos XVII e XIX, o violão sofreu diversas transformações até chegar à forma atual. O Violão é um instrumento acústico, ou seja, seu som é amplificado através de uma caixa acústica ou caixa de ressonância. Sem esta caixa o violão soaria como uma guitarra elétrica desligada.
12 junho 2012
Os canhotos e as cordas do violão e da guitarra
Os canhotos, como o famoso Jimi Hendrix, podem inverter as cordas das guitarras comuns ou comprar um modelo de guitarra ou violão especial para canhotos. Se a solução de inverter as cordas for adotada, seu braço direito poderá esbarrar nos controles de volume e tonalidade ao tocar. Assim, é provável que tenha de modificar a posição do braço para não obter efeitos indesejados.
O canhoto pode se quiser tocar guitarra ou violão como se fosse destro, assim a mão esquerda, a mais firme ficaria responsável pelo braço do instrumento, o que seria extremamente benéfico, mas a mão direita ficaria responsável por tocar as cordas, dificultando algumas batidas e solos.
O canhoto pode se quiser tocar guitarra ou violão como se fosse destro, assim a mão esquerda, a mais firme ficaria responsável pelo braço do instrumento, o que seria extremamente benéfico, mas a mão direita ficaria responsável por tocar as cordas, dificultando algumas batidas e solos.
Prendendo as cordas
É muito comum o iniciante no instrumento tocar de forma errada as cordas da guitarra e do violão, não saindo assim o som certo da nota desejada. Às vezes, podemos ouvir alguns trastejamentos, que são ruídos ou zumbidos metálicos, ou as notas de uma forma abafada. Para evitar isso, devemos manter nossos dedos da maneira, mais vertical possível e prender as cordas com os dedos posicionados próximos dos trastes.
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