05 maio 2021

Dicas para violão - Saiba como trocar as cordas

 


Solte as cordas de suas tarraxas


   As tarraxas são aquelas pequenas pecinhas que se encontram na mão do violão. Elas são responsáveis por prender ou soltar as cordas. Na hora de trocar as cordas, basta desenrolá-las até o final, girando as tarraxas, para então soltá-las.  Você precisa prestar bastante atenção na posição em que as cordas estavam antes de serem desenroladas para que consiga enrolar as novas da mesma forma e evitar problemas. Uma dica para evitar confusão é sempre trocar uma corda por vez.

Solte as cordas do cavalete do violão


   Esse passo exige um pouco mais de cuidado, já que cada violão tem um modelo diferente de cavalete. Se o cavalete do seu violão for de pino, será preciso puxá-lo e soltá-lo com ajuda de um alicate pequeno, com muito cuidado para não estragar o pino (ou o violão). Feito isso, é preciso retirar a corda que estará por baixo do pino.  Se o instrumento for do tipo que as cordas ficam amarradas, você terá que desamarrá-las e, de preferência, trocar por modelo que tenha alguma bolinha na ponta da corda, algo que possa ser usado para prendê-la sem que seja preciso dar nó depois. Após retirar as cordas por completo, já é possível colocar as novas cordas.

Prenda as novas cordas no rastilho do violão


   A dica de dar preferência a cordas que tenham alguma bolinha ou outro tipo de ponta para ajudar a prendê-las no rastilho vai te ajudar muito a ter menos trabalho, sem que você precise dar nós.  Agora, se você já tem um jogo de cordas sem bolinhas, em que será preciso dar nós, certifique-se de que tais nós estejam muito bem dados e as cordas não se soltarão, pois se isso acontecer todo seu esforço será perdido, e você terá que refazer o trabalho de colocar as cordas (caso contrário, o instrumento irá desafinar conforme a corda for se soltando). Enrole as novas cordas nas tarraxas Essa é uma das partes mais simples, porém é preciso prestar atenção para não cometer erros. As cordas precisam ser presas exatamente nas mesmas tarraxas das quais as antigas foram soltas.  Além disso, é preciso que cada uma seja amarrada de maneira bem firme e rente, sempre apertando no sentido anti-horário.  Por isso batemos na tecla de que é preciso prestar muita atenção para saber em que posição as cordas velhas estavam quando foram retiradas. Outra possibilidade é a de trocar uma por vez para não errar.


Nenhum comentário: