02 agosto 2008

Modos Gregos - Parte 02

  Agora que já geramos os sete Modos, podemos compará-los e notar a diferença que os mesmos têm entre si, se tratando dos intervalos que compõe cada um deles. Para isso, vamos separá-los em “grupo dos maiores” (que possuem terça maior) e “grupo dos menores” (que possuem terça menor). Como referência do grupo dos maiores, teremos o Jônio, que também pode ser classificado como “Modo Maior” (ou Escala Maior), e teremos o Eólio, como referência do grupo dos menores, que também pode ser classificado como “Modo Menor” (ou Escala Menor Natural). 
  Vocês poderão notar que em relação ao grupo correspondente, cada Modo terá um intervalo diferente em relação ao seu “Modo-referência”, com exceção do Lócrio que terá dois. A esses diferentes intervalos damos a classificação de “Intervalos Característicos”, pois eles são considerados como a principal característica de cada Modo, ou seja, o que faz com que cada um deles tenha uma certa particularidade em relação à sonoridade que os mesmos geram. A seguir veremos os intervalos característicos dos Modos que estarão entre parênteses para melhor visualização. 

Obs: Os mesmos estarão divididos em “grupo maior” e “grupo menor” para melhor compreensão.

Jônio (*) T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M
Lídio T - 2 - 3 - (#4) - 5 - 6 - 7M
Mixolídio T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - (7)

(*) = Modo Jônio referência, Escala Maior ou “Modo Maior”, (não possui intervalo característico). 
( ) = Intervalo característico dos demais Modos entre parênteses.

Eólio (**) T - 2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7
Dórico T - 2 - b3 - 4 - 5 - (6) - 7
Frigio T - (b2) - b3 - 4 - 5 - b6 - 7
Lócrio T - (b2) - b3 - 4 - (b5) - b6 - 7

(**) = Modo Eólio referência, Escala Menor Natural ou “Modo Menor”, (não possui intervalo característico).
( ) = Intervalo característico dos demais modos entre parênteses.

  Como podemos notar acima, no “grupo dos maiores” o intervalo característico do Modo Lídio é a #4 (quarta aumentada), e do Mixolídio é a 7 (sétima menor), sendo que em cada um deles é a única diferença que os mesmos possuem em relação ao Jônio.
  Já no “grupo dos menores” o intervalo característico do Modo Dórico é a 6 (sexta maior), do Frigio é a b2 (segunda menor) e no Lócrio temos dois, a b2 (segunda menor) e a b5 (quinta diminuta). Como havia dito anteriormente o Modo Lócrio é o único que possui dois intervalos característicos, sendo que os demais só possuem um em cada.
  Nota: Para resumir, podemos sempre pensar nos Modos sendo gerados através de cada grau de uma Escala Maior qualquer, ou seja, o Jônio correspondendo ao primeiro grau (nota) da escala, o Dórico ao segundo, o Frígio ao terceiro, o Lídio ao quarto, o Mixolídio ao quinto, o Eólio ao sexto e o Lócrio ao sétimo. Isso facilitará o raciocínio até que se tenha prática no assunto.

Nenhum comentário: