04 agosto 2015

Tablatura

A tablatura é uma forma alternativa de ler e escrever música muito usada em instrumentos de traste, como por exemplo, guitarra, violão, contra-baixo, etc. Ela é representa por linhas onde cada linha representa uma corda do instrumento. No caso de uma guitarra com seis cordas, teremos seis linhas cada um representando uma corda, sendo que a linha superior é a 1ª corda “Mizinha” e a linha inferior a 6ª corda “Mizão”.

Ao contrário da partitura, que nos dá toda as informações necessárias para tocarmos uma música, a tablatura só nos mostra a casa onde a nota deve ser tocada. Para trabalharmos com esse tipo de notação, devemos conhecer a música para saber a estrutura rítmica e duração de cada nota.


Para resolver essas limitações, é comum encontrarmos tablaturas que nos dão vários elementos da notação musical padrão. Como ritmo, Formula de Compasso, etc. Um bom exemplo que utiliza essa linguagem de tablatura alternativa está na imagem abaixo retirada do programa Guitar Pro.

   

O ideal é unir a facilidade de leitura da tablatura com todo o resto que é utilizado na notação padrão. Assim teremos a escrita que será empregada durante a maioria do curso.

Smoke on the Water - Deep Purple

              

Nessa escrita temos na parte superior: a partitura, nos dando ritmo, formula de compasso, altura da nota, tonalidade da peça, etc e na parte inferior: a tablatura nos informando exatamente a casa onde devemos tocar a nota dada na partitura.

Nenhum comentário: