16 dezembro 2015

Curso de violão e guitarra - Fazendo palhetas para guitarra e violão em casa

http://www.artmaiashop.com

Poucos são os guitarristas que tocam sem palheta. Talvez até quem use palheta deixe de usar a mesma em uma música ou outra somente. Em alguns instrumentos nem tem como tocar sem palheta, como o cavaquinho. É bem verdade também que palhetas são baratas, mas e se fizéssemos as nossas? Dessa forma estaríamos reutilizando materiais que iriam parar no lixo fazendo bem ao nosso planeta. A proposta é criar as palhetas usando cartões de crédito e outros cartões plásticos mais finos. Existe uma ferramenta no mercado criada especificamente para cortar plásticos em formato de palhetas. Uma empresa de Indiana nos EUA criou o Pick Punch uma espécie de cortador de palhetas que se parece com um grampeador que corta superfícies duras como cartões de crédito, cartões de identificação e cartões de presente e os transforma em uma palheta.
Para fazer as palhetas vamos utilizar esse cortador de palhetas. Porém esse cortador não te dá a opção de escolher diferentes modelos de palheta. Todas as palhetas terão o mesmo lay-out conforme mostrado na imagem.

http://www.artmaiashop.com
  
O aparelho é bem legal. Feito completamente em metal, ele é bem robusto para conseguir cortar plásticos bem grossinhos como o cartão de crédito. Funciona tipo um grampeador. Você insere o plástico a ser cortado, pressiona a alavanca e pronto.

 http://www.artmaiashop.com

Se achar necessário, passe de leve a lixa em volta da palheta para dar aquele acabamento final. Se você quiser fazer palhetas mais profissionais procure na internet por folhas de celucóide. Existem folhas de diferentes espessuras. O único inconveniente é que essas folhas são grandes, cerca de 1 metro quadrado. Assim elas são meio caras (cerca de R$ 200,00). É claro que dá para fazer muitas palhetas… até para vender. O que acha?
O processo é super simples e o resultado é bem legal!


http://www.artmaiashop.com

Nenhum comentário: