09 maio 2022

Violão e Guitarra - Oitavas

 

  As escalas musicais se repetem depois de terminar. Ou seja, ao se chegar à última nota da escala, volta-se à primeira. A nota que se repete tem o mesmo tom da primeira, mas o seu timbre é bem mais agudo. Dizer que uma nota está uma oitava acima significa dizer que a nota é a mesma, porém ela está em uma região mais aguda do instrumento 
  Imagine um piano. Nele, as teclas da esquerda são mais graves do que as teclas da direita. Se você for apertando as teclas brancas, partindo de Dó, da esquerda para a direita, vai seguir a sequência: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó…continuando nesse ciclo até terminarem as teclas do piano.
  Como as notas vão ficando mais agudas, fica fácil de perceber que o próximo Dó será mais agudo que o anterior. Sempre que se termina um ciclo e a nota volta a ser dó, completa-se uma oitava. Repare que “Si” é o 7º grau de Dó, fazendo com que Dó seja o oitavo grau. Por isso o nome “oitava”.
  Usamos aqui o exemplo de Dó, mas isso é válido para qualquer nota, desde que se comece e termine na mesma nota. Se partíssemos de Ré, fecharíamos uma oitava quando chegássemos à Ré novamente. A mesma lógica pode ser aplicada para uma oitava abaixo, onde o som fica mais grave. As notas naturais são apenas 7. O termo usado como 8ª (oitava) indica a mesma nota em outra oitava mais grave ou mais aguda.

Nenhum comentário: