19 abril 2022

Violão Clássico e Violão Popular

 

   Quando se falava em violão clássico, sempre imaginava tocar música clássica no violão, na verdade não e bem isso, nesta modalidade o instrumentista executa o acompanhamento e a melodia da música (normalmente instrumental), sendo que qualquer música que você conhece pode ser, arranjada para uma peça de violão clássico.

  Por exemplo, no primeiro ano que estudei violão clássico, aprendi a tocar Yesterday dos Beatles, que eu já tinha aprendido quando estudava violão popular. A grande diferença e que no clássico aprendemos a tocar a música de forma mais completa (melodia e acompanhamento), desta forma estudamos sua harmonia e escalas. Enquanto no modo popular aprendemos só o acompanhamento, acompanhar a melodia (que pode ser cantada, ou tocada por outro instrumento).

  Normalmente na modalidade popular o aluno estuda músicas conhecidas do grande público, aprendendo o acompanhamento e alguns arranjos, quase sempre realizados sobre acordes. No modo clássico estudamos seguindo uma partitura, isto exige um maior conhecimento teórico e didático, é fundamental saber marcar os tempos dos compassos e conhecer a duração das notas. Na verdade o aprendizado do violão clássico e bem mais complexo.

   A execução das músicas na modalidade clássica exige uma maior agilidade nas mãos (o que leva tempo e muita prática), exige também o conhecimento de escalas e técnicas de solos, como slides, ligaduras, trêmulos, notas harmônicas, taps, etc… São técnicas muito usadas por guitarristas, normalmente usando palheta, no violão clássico estas técnicas são realizadas com os dedos, proporcionando uma riqueza ainda maior nos arranjos, deixando as técnicas muito mais expostas.

  Existem também as técnicas de violão moderno que revelam um som surpreendente ao qual chamamos de virtuosismos, que pode ser encarada como uma nova extensão da modalidade clássica.

Nenhum comentário: