12 janeiro 2017

Curso de Violão - Cordas para violão: nylon ou aço?

 

Os violões são os instrumentos musicais mais populares do Brasil, fáceis de se tocar, aprender e também apresentam preços, cores e formatos muito variados. Adquirir um violão adequado é o primeiro passo para quem está iniciando, não errar na escolha facilita o aprendizado e evita que o instrumento fique de lado após alguns dias de treino. Temos duas opções, o violão com cordas de aço e o violão com cordas de nylon.

Nylon
Os violões com encordoamento de nylon são bem mais macios e apresentam volume mais moderado e timbre mais aveludado do que os violões com encordoamento de aço. Nylon é a escolha mais indicada para quem está aprendendo. Cordas de Nylon para violão têm um som mais suave e, normalmente, são utilizadas para tocar músicas mais dedilhadas, como canções, baladas, sambas, choros e MPB. Por sua composição física mais leve, tendem também a ter um desgaste maior, o que influencia no bolso de quem escolhe por elas. Ainda assim, seu custo é baixo e o seu benefício, excelente. Normalmente, tocar músicas no violão com cordas de nylon, é levemente mais fácil. Um ponto importante é que as cordas de nylon são a melhor opção para quem pretende tocar sem palheta, pois machucam menos os dedos e têm um som que fica muito mais natural quando dedilhadas ou tocadas com os dedos. Outro ponto importante, na escolha das cordas de nylon, pra quem está aprendendo a tocar violão, é porque com elas fica muito mais fácil fazer a pestana, cansando menos os dedos e a mão esquerda, inclusive nas mudanças de acordes.

 Aço
As cordas de aço têm um som mais alto, mais vibrante – metálico – e mais agudo. É muito comum o uso de palhetas com esses tipos de cordas para violão, e são a preferência de quem vai tocar com amplificadores, ou quer um volume de som mais alto. Por esse motivo, as cordas de aço são praticamente presença carimbada no rock’ n’ roll, no pop rock e até no blues, embora este último originalmente tenha sido inventado com as tradicionais cordas de nylon. Com a palheta, os violões de cordas de aço são melhores para se tocar músicas mais encorpadas e agitadas, que alternam mais acordes básicos com alguns acordes alterados. Outra vantagem das cordas de aço é que a afinação “segura” bem mais rápido. As cordas de nylon ficam cedendo e desafinam facilmente com a temperatura.

O que pode diferenciar entre um tipo de encordoamento do outro é que o aço produz um som metálico, com mais brilho, e as cordas são mais pesadas e mais duras de tocar. Indico utilizar este tipo de corda caso seu estilo seja Pop, Rock. Enquanto o Nylon produz um som aveludado, e as cordas são macias e mais leves de tocar. É mais usada pra música Clássica e MPB. Cordas de nylon tendem a sair do tom mais facilmente devido a serem mais suscetíveis às mudanças de temperatura e umidade, porque elas são feitas de um material mais macio. O aço é um pouco mais estável em contrapartida. Independentemente disso, o instrumento deve ser ajustado (afinado) antes e algumas vezes durante cada sessão de prática que você fizer.
Instrumentos feitos para receber cordas de aço e de nylon são construídos de forma diferente. Colocar cordas de aço em um instrumento projetado para receber cordas de nylon pode danificá-lo. Por outro lado, colocar cordas de nylon em um instrumento projetado para receber cordas de aço não permitirá que se obtenha a melhor resposta sonora. Portanto, avalie o tipo de música que você pretende tocar e escolha o instrumento e o tipo de corda mais adequado.


Nenhum comentário: