24 novembro 2009

Tríades e Tétrades (acordes de 4 vozes)


As Tríades
  Chamamos de Tríade as notas 1, 3 e 5 de uma escala. Estas notas quando tocadas em conjunto formam os Acordes Básicos (Acordes formados com tríades).

  Chamamos de acorde quando tocamos 2,3 ou mais notas simultaneamente (ao mesmo tempo). Sendo assim , se ilustrarmos esta ideia com a escala de dó maior teríamos:

C D E F G A B Notas da escala: 1 2 3 4 5 6 7

Tríade.........C E G

   Tocadas ao mesmo tempo formam o Acorde de Dó Maior. Se fossemos expressar com as "cifras" vistas anteriormente , usaríamos a letra "C" que conforme já vimos significa "Dó" ( Neste caso Dó Maior) Todos os acorde de três vozes (é assim que São chamados os acordes baseados em tríades) são formados desta mesma maneira.

Acordes De 4 Vozes Já os acordes de 4 vozes, são formados pela tríade + Uma nota (ou seja as três notas da tríade + uma nota). Acordes de 4 vozes - (com a sétima) Como exemplo vejamos o acorde de "dó Maior c/ sétima maior" que expresso em cifras é representado assim: "C7M". Ele é construído com as notas na tríade + a sétima nota da escala. 

Veja exemplo: 

Escala de dó maior - Do re mi fá sol la si Em cifras - C D E F G A B 

Notas da Tríade- 1 3 5

Notas da tríade + 7.a nota da escala - 1 3 5 7

Notas que estão no acorde de Dó Maior Com sétima Maior (C7M) - do mi sol si

Podemos tocar estas notas como acorde ou como arpejo.

Qual a diferença entre Acorde e Arpejo? Chamamos de acorde quando tocamos as notas "ao mesmo tempo" e chamamos de arpejo quando as tocamos uma por uma.

Quando é acorde e quando é arpejo? A diferença entre acorde e arpejo não está portanto nas notas, mas na maneira como as tocamos em nosso instrumento.


2 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

oi, passei pra conhecer o blog, e desejar bom fds.
bjss

aguardo sua visita :)

Blog Dri Viaro disse...

oi, passei pra conhecer o blog, e desejar bom fds.
bjss

aguardo sua visita :)