23 setembro 2009

Mão Direita e Mão Esquerda

A Mão Direita 
 O dedo polegar. quase sempre tocará as cordas 6 (Mi), 5 (La) e 4 (Re). Para uma melhor reprodução do som podemos utilizar uma dedeira, que pode ser adquirida em qualquer casa do ramo. Devemos lembrar que o uso de palhetas evita que tenhamos que deixar as unhas da mão crescer, mas ao mesmo tempo pode-se dizer que a reprodução dos sons que os dedos indicador, médio, anular e mínimo poderá ser melhorada com o uso das unhas compridas. 

A Mão Esquerda 
 Nesta mão o polegar só trabalha como apoio, o que como o dedo mínimo da mão direita não quer dizer que seja proibido utiliza-lo. Temos conhecimento que alguns guitarristas utilizam este dedo para pressionar as cordas por cima do braço. Já no violão clássico este dedo permanece como apoio e se possível  sempre no centro posterior do braço do violão.
 
  O número  1 corresponde ao dedo Indicador, 2 corresponde ao dedo Médio, 3 corresponde ao dedo Anular, 4 corresponde ao dedo Mínimo. No início de nossos estudos, pelo fato destes dedos ainda não estarem acostumados , poderemos recorrer as cordas de náilon, para facilitar a reprodução dos sons sem fazer esforços demasiados, mas com o tempo veremos que todas as dificuldades iniciais serão superadas.

Nenhum comentário: