05 abril 2009

COMPRANDO O PRIMEIRO VIOLÃO

Todo aluno quando começa a aprender a tocar violão, geralmente pensa um comprar um instrumento que seja barato, mas na verdade, esta não é uma boa idéia, como também não é uma boa idéia comprar um instrumento extremamente caro. Na verdade o principiante deve adquirir um instrumento de preço médio, porque os instrumentos baratos na maioria das vezes são mal construídos, e até um músico profissional encontraria dificuldades para tocar razoavelmente bem em um instrumento mal acabado; já um violão muito caro pode tornar-se um mau investimento, se um pouco mais à frente, voce não tiver a paciência necessária para continuar os seus estudos.

A minha recomendação é a seguinte: adquira inicialmente um instrumento de qualidade com o preço razoavelmente acessível, ou seja, um preço médio; e futuramente, quando você já estiver tocando com segurança, compre então um ótimo instrumento musical.

Se você realmente não entender nada sobre violão, é melhor chamar um amigo que saiba tocar para lhe acompanhar, e ajudar a escolher quando você for comprar o seu instrumento. Seu violão deve ser fácil de tocar e ter uma boa sonoridade. A avaliação deve ser feita caso por caso, mesmo entre violões de mesma marca e modelo. A fabricação de violões depende de uma série de variáveis: escolha e envelhecimento das madeiras, espessura da camada de verniz, grau de curvatura do braço (que, segundo alguns fabricantes, não deve ser reto, mas levemente arqueado) e altura do cavalete em que se prendem as cordas. Após escolher a marca e o modelo veja os itens a serem levados em consideração:

A afinação

A tensão das cordas

O braço

A madeira, o verniz e as tarraxas.


Lembre-se do seguinte: um instrumento que tenha pequenos detalhes defeituosos, com certeza é uma má opção, pois por dentro seguramente estará também mal construído.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal ... gostei das dicas ...
estou doida pra comprar um violao para mim .-.