16 fevereiro 2009

CURSO DE VIOLÃO - Destro X Canhoto

Essa é a discussão inicial de quem começa a aprender a tocar violão. Existem controvérsias a respeito desse assunto: uns dizem que o canhoto deve inverter as cordas do violão e outros dizem que deve aprender com o violão e suas cordas sem alterações. Particularmente, prefiro a segunda opção pelos motivos seguintes. O aprendiz que é canhoto vai à loja comprar seu instrumento e recebe-o com as cordas na posição "normal". Só que ele não sabe como trocar as posições das cordas então torna-se mais cômodo ele começar a auto-treinar-se com as cordas como estão. Uma vez ele acostumado a tocar com esse violão, quando encontrar-se com um grupo de "violeiros", não terá dificuldades em dar uma "palhinha" com o violão dos destros presentes (já elimina aquela ida em casa pra pegar um violão com cordas trocadas). Outra é que as publicações para violão, na sua grande maioria, esquecem que existe esse problema (ou ignoram) deixando o canhoto confuso com seus exemplos.
Também acho que o canhoto não deve prender-se apenas nessa posição e aprender com o violão invertido (sem trocar as posições das cordas). Grandes violonistas e guitarristas do mundo são ou eram, na maioria, canhotos: Jimi Hendrix, Paul MacCartney, Eric Clapton, e outros. Esses canhotos sabiam, com certeza, tocar o instrumento em várias posições e isso contribuiu para suas habilidades extraordinárias com o instrumento. É também sabido que o canhoto usa outro lado do cérebro e desenvolve-se mais rápido que um destro em habilidades manuais.

15 comentários:

Felipe Gnetcho disse...

Cara toco violão a serca de 3 meses, e sou canhoto. Como você disse ninguem te ajuda nessa parte, e por conseguencia comprei um para destro. Bem cheguei em casa e percebi o erro, inverti as cordas e hoje toco melhor que um amigo destro (que ja toa a 1 ano). E um detalhe importante, aprendi sozinho . Jimmy era canhoto e tocava com as cordas invertidas Paul e Eric foram obrigados a aprender com a "direita".
Fica a dica. Quem quiser mesmo corre traz e da um jeito. Fica ae meu parecer humilde(de um joão nimguem). Desculpe os erros de escrita. abraz

Fábio disse...

Hehehehehe
Canhoto é rei!

Anônimo disse...

Canhoto é Rei²

perera_futebolfreestyle disse...

hehe eu tb sou canhoto e to iniciando a tocar violão e to com um pouco de medo por que eu sou canhoto então por ñ ter nenhum violão pra canhoto e quero ser q nem paul

F-O-S disse...

Eu já toco guitarra, como canhoto .
Sou destro mas tenho que tocar como canhoto porque meu dedo médio da mão esquerda não se mexe, tornando impossivel fazer certos acordes mais complicados como F/A# e B7M .
Sofro DEMAIS na procura de instrumentos própios para mim, hoje uso uma Epiphone Special 2 vintage, pois não tinha mais a standard no rio de janeiro =/
Mas é isso ae, força de vontade e esforço supera obstáculos e talentos.

beatriz disse...

os canhotos são DIWOS

Anônimo disse...

cra eu ja toco a um ano, e eu aprendi com as cordas do lado normal,e agora eu tenho medo de inverter e não conseguir tocar do jeito invertido.

IEAD CAMACAN disse...

cara eu sou canhoto, e comprei um violao pra caonhoto... entao, saio com ele toda vez pra naum ser pego de surpresa nas rodas de violeiros..kkkkkkk

Anônimo disse...

tambem faço parte do time dos canhotos, e começei a tocar a uma semana. ja comecei a tirar algumas musicas e estou aprendendo sozinha msm, vou tentar aprender a tocar de outros modos dps, gostei da dica. (Camila)

HENRIQUE disse...

SOU AMBIDESTRO E VOU TOCAR COM AS DUAS MÃOS!!!! \O/

HENRIQUE disse...

SOU AMBIDESTRO E VOU TOCAR COM AS DUAS MÃOS!!!! \O/

Francielen fernandes disse...

sou canhota mas o meu amigo que me ensinou algumas notas disse que eu tava pegando o violão errado e eu ñ sabia...e hoje tenho um pouco de dificudade pra fazer o ritimo com a mão direita... o que eu faco.... continuo tentando com a mão direita ou comeco treinar com a mão esquerda? Obrigada bjbj ...

nine disse...

Eu sou destra,estou tentando aprender a tocar, mas desde o inicio achava mais facil pegar o violao ao contrario, meu namorado inverteu as cordas e agora to achando bem mais facil, ja consigui aprender 3 notas com as cordas invertidas, e quando elas estavam normais era impossivel...

nine disse...

Pessoal eu sou destra, mas sempre achei dificil encaichar meus dedos da mao direita nas cordas, pra tentar repetir oq meu namorado tentava me ensinar, quando ele pedia pra eu segurar o violao, sempre pegava-o do lado contrario, ate q ele inverteu as cordas e agora ja consegui aprender 3 notas com as cordas invertidas...

FARIAS disse...

EU SOU DESTRO PROFESSOR
RECENTEMENTE PEGUEI UMA ALUNA CANHOTA E ESTOU SENDO OBRIGADO A APRENDER NOTAS ESPECIAIS PARA ENSINA-LA E ACHO QUE TENHO JEITO