30 julho 2008

Violão e Guitarra - Modos Gregos


  Para originarmos os modos gregos, podemos imaginá-los sendo gerados a partir da escala maior, que também é conhecida como maior natural. Para obtermos os modos, devemos imaginar que cada uma das notas (ou graus) da escala maior irá assumir o papel de tônica sobre o grau que estas mesmas são correspondentes.
 Tomando como exemplo a escala de Dó maior teremos as seguintes notas: C - D - E - F - G - A - B, gerando respectivamente os intervalos de T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M. Ao imaginar cada grau da escala maior sendo a tônica de uma nova escala, os intervalos vão ter sempre uma configuração diferente, pelo fato de haver deslocamentos entre os tons e semitons que existem entre essas notas. 
 Teremos um total de sete modos, ou seja, um para cada nota correspondendo aos sete graus da escala maior. Partindo desse raciocínio, vamos à formação de cada um deles.
 Os nomes dos sete modos na ordem natural são: Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio. A seguir teremos a seqüência de todos eles partindo da escala de Dó maior como referência, juntamente com os seus respectivos intervalos entre parênteses.

Jônio - C - D - E - F - G - A - B Intervalos gerados - (T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7M)

Dórico - D - E - F - G - A - B - C Intervalos gerados - (T - 2 - b3 - 4 - 5 - 6 - 7)

Frígio - E - F - G - A - B - C - D Intervalos gerados - (T - b2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7)

Lídio - F - G - A - B - C - D - E Intervalos gerados - (T - 2 - 3 - #4 - 5 - 6 - 7M)

Mixolídio - G - A - B - C - D - E - F Intervalos gerados - (T - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7)

Eólio - A - B - C - D - E - F - G Intervalos gerados - (T - 2 - b3 - 4 - 5 - b6 - 7)

Lócrio - B - C - D - E - F - G - A Intervalos gerados - (T - b2 - b3 - 4 - b5 - b6 - 7)


Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.