10 setembro 2006

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO E GUITARRA - Acordes e Tríades


ACORDES E TRÍADES - Acorde é a combinação de sons tocados simultaneamente de acordo com algumas regras que veremos a seguir. Quando falamos de acordes estamos falando de harmonia. Na Idade média os acordes eram formados por combinações de apenas dois sons, mas já no Renascimento a forma dos acordes passaram a ser de três sons, chamados de tríades (acordes de três notas) que se tornou a principal unidade da harmonia. Até o século XX a tríade foi o elemento básico da harmonia ocidental. A partir do século XIX e início do século XX a dissonância ja era mais aceita por alguns compositores (Stravinsky) e os principios da harmonia triádica já eram questionados, criando outras formas de acordes, por exemplo, baseados em intervalos de quartas (Bartók), métodos atonais e dodecafônico (Schoenberg), entre outros. Tríade A tríade se mantém até hoje como o acorde primário da harmonia da música ocidental, mesmo com acordes formados com quatro ou mais sons, que são a extensão a partir da tríade, adicionando outras notas consonantes ou mesmo dissonantes. A regra de nomenclatura dos acordes ou cifragem também é baseado na formação a partir da tríade. A tríade é o acorde formado pelo agrupamento de três notas em intervalos de terças (maior ou menor) entre elas.

4 comentários:

cristiane disse...

eu nao entendo nada de violao... automaticamente nao entendi nada do que li aqui... como eu vou saber o q significam todas essas letras e numeros? vcs precisam ser mais claros para com pessoas, q como eu, nao sabem nd de violao.

Anônimo disse...

eu ñ entendi muito oq vc's queriam me passar,gostaria que vcs fossem mais claros.
vocês poderiam ter posto uma musica e o passo-a-passo dela.

obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

eu acho que a explicação que vocês estão dando está confundido muitas pessoas que querem aprender tocar violão e não sabem. Se vocês fossem mais claros na explicação e e colocar uma música talvez seria melhor.
Obrigado pela atenção!!!

www.anuncieaqui.com.br disse...

O texto está perfeito, gostei muito. O pessoal aí ta preguiçoso ein!POw gente vamos estudar mais, no violão não ha nada de sobrenatural não, existe muita lógica também, mas no mais raciocínio, boa memória, ritmo, noção e afinação. Mas como saber se tem essas coisas? Quando for cantar, ou tentar tocar seu violão..peça a alguém que sinceramente lhe diga se você está afinado ou não. Se a crítica não lhe for favorável, a retenha como força pra continuar e aprimorar, por que se cada vez que alguém lhe falar o que você não quer ouvir...você se aborrecer....ficará na mesmice de sempre...daí não vai acompanhar o violão que é infinito em notas e acordes! Seja igual a água ao receber uma pedrada..absorve-a!Mas não seja como a parede de concreto..que faz a pedra voltar, machucando a si mesmo e a outros. Por isso gente...disciplina...persistência..e muito estudo que se chega lá!!

Marcelo Garcia